A cultura dos países hispanofalantes

Durante duas semanas, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Cavalieri, se dedicaram a apresentação de trabalhos relacionados aos países que têm o Espanhol como língua oficial. Orientados pelo professor César Rocha, os estudantes discorreram a respeito dos pontos turísticos, dos problemas sociais, das festividades, das vestimentas e de várias manifestações artístico-culturais dos 21 países hispanofalantes. Na conclusão do trabalho, os grupos montaram alguns pratos típicos desses países e, numa grande mesa, como de um ambiente familiar (que é próprio do Colégio Cavalieri), alunos e professor compartilharam e degustaram de algumas maravilhas gastronômicas.

Besitos de coco, de Porto Rico; tortillas de patatas, da Espanha; brigadeiro de horno, da Colômbia; tortillas y guacamole, do México; Dulce de leche, do Uruguay; gallo pinto, da Costa Rica e alfajor, da Argentina foram os pratos degustados na conclusão do trabalho.

Segundo o professor de Espanhol, “Todo estaba muy exquisito”. Mas calma! Não se desesperem! O professor não quis dizer que as comidas estavam estranhas nem ruins. Muito menos é um indício de nota zero para os alunos. Na verdade, em Espanhol, “una comida exquisita” é o mesmo que uma comida saborosa, apetitosa.

É assim que trabalhamos no Colégio Cavalieri, com aulas dinâmicas, criativas e produtivas, “semeando valores, colhendo conquistas”.

¡Enhorabuena a los alunos!

Professor César Damião Rocha