A necessidade de medir é quase tão antiga quanto à necessidade de contar. Quando o homem começou a construir suas habitações e a desenvolver a agricultura, precisou criar meios de efetuar medições. Atualmente, dispomos de vários instrumentos que nos permitem medir comprimento, mas… e há 4000 anos, quando não existiam esses apetrechos? Como o homem fazia para medir comprimento?

Fonte: Nilson José Machado. Medindo comprimento, pág. 8

Medir é uma habilidade própria do ser humano, está presente no seu dia a dia por ter uma relação direta com o cotidiano, possibilitam a articulação com diversos conteúdos matemáticos e outras disciplinas.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio receberam os seguintes materiais: papéis de diversos tamanhos e formas, fita métrica; tesoura; fita adesiva e lápis. Eles receberam a tarefa de construir um quadrado de um metro de lado com área igual a 1 m2, cada grupo elaborou sua estratégia para cumprir o que foi solicitado. Os grupos deveriam responder a seguinte pergunta: Quantas pessoas cabem em pé em um metro quadrado? Os alunos tiveram a oportunidade de opinar, elaborar estratégias, questionar.