O planeta está chegando num ponto cada vez mais crítico, observando-se que não pode ser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. Já se verificam os seus impactos no plano ecológico global. Sabemos que se trata de um tema muito complexo, pois as possibilidades de fixar limites são politicamente problemáticas, em qualquer parte do planeta. Será que estamos numa encruzilhada? O caminho existente é mais do que complexo em termos ecológicos, quase sem saída pelos métodos convencionais. A exploração crescente dos recursos naturais coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo que são ambientalmente insustentáveis.

Pensando nessa problemática, dentro do projeto “Aula Interdisciplinar”, os alunos do 3º ano do E.M, puderam discutir sobre o tema: Sustentabilidade e Consumismo.

O tema proposto foi trabalhado nas disciplinas de química, biologia, geografia e inglês, e teve como objetivo buscar uma melhor compreensão das causas do excesso de consumo e contribuir para desenvolver estratégias que levem a um debate sobre as mudanças possíveis e os processos que as acompanham.

Anexos