Em agosto de 2002 foi criado o Colégio Cavalieri com o objetivo de ministrar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

A escolha do nome do nosso estabelecimento de ensino deu-se através de uma busca interminável entre pessoas ilustres. Ocorreu-nos então, o nome de Francesco Bonaventura Cavalieri, nome este que seria para os nossos alunos uma figura exemplar de luta e de vida estudiosa.

Cavalieri, ao conhecer Galileu, interessou-se pela Matemática, descobrindo o método dos indivisíveis, iniciando uma nova era para a Geometria e abrindo caminhos para o cálculo integral.

Cavalieri era teólogo e fez também estudos sobre seções cônicas, trigonometria, ótica, astronomia e astrologia, dando ao mundo valiosa colaboração.

Somos parceiros da Rede Salesiana de Escolas, vivenciamos a filosofia de Dom Bosco e seu Sistema Educativo é um projeto ousado e inovador para o Novo Milênio. Dom Bosco, homem de personalidade forte e rara, foi exemplo de persistência, austeridade e de dedicação. Ele fundou, em Turim, na Itália, uma obra destinada à juventude, obra que deu origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Dom Bosco, embora tenha vivido há mais de cem anos, continua sempre atual.