O envio e o recebimento de informações sigilosas são uma necessidade antiga. Com o advento da Internet, que propicia a troca de informações de maneira precisa e ágil, a criptografia tornou-se importante para que essa troca seja extremamente confidencial.

A criptografia consiste em um conjunto de princípios e de técnicas para cifrar uma mensagem, tornando-a incompreensível, de forma que apenas o remetente e o destinatário possam lê-la (decodificá-la). Para isso, define-se um protocolo, que deve ser conhecido apenas pelo remetente e pelo destinatário, denominando “chave”.

Dentro desse contexto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, orientados pela professora Renata Giselle dos Santos, participaram de uma atividade investigativa sobre criptografia. Os alunos, organizados em grupos, desvendaram as mensagens propostas pela professora, e, logo em seguida, propuseram mensagens para serem desvendadas pelos colegas. A atividade consistia em decifrar mensagens codificadas com a utilização do código de César, a fim de  facilitar o entendimento sobre o conteúdo de funções na disciplina de Matemática.

A tarefa foi desenvolvida de forma divertida, despertando a curiosidade e levando os alunos a perceberem a relação de funções, em que cada valor do domínio possuísse uma única imagem no contra domínio.