Autor: Fernando Savater

Editora: Martins Santos

Ética para meu Filho, de Fernando Savater, é um livro que pretende discutir ética com os jovens. O autor parece dialogar com seu filho adolescente ao longo do texto, evitando ao máximo o tom didático-escolar. Ele próprio afirma que sua obra não é um manual de ética para alunos do ensino médio, mas um livro provocador de reflexões muito adequado a esses alunos. Fernando Savater discute o que é ética e a relatividade daquilo que consideramos “bom” ou “mau”. Ele mostra como ordens, costumes e caprichos nos tiram a liberdade e como devemos nos esforçar para descobrir e fazer o que realmente queremos, o que nos deixa feliz e o que nos faz sermos humanos, no sentido mais ético do termo. Para enriquecer ainda mais essa obra, há no final de cada capítulo citações de filósofos famosos relacionadas aos temas discutidos.