O LIVRO

“Ao pensar o tema do ensino a distância, mas olhando para um tempo bem longo, chegamos à invenção do livro. A primeira forma de ensino a distância foi o livro. A primeira plataforma de EAD em sua história milenar serviu e serve ainda para que consigamos levar conosco ideias, sensações, emoções, dúvidas e ensinamentos.

Antes disso, há 2.500, 3.000 anos, para que alguém aprendesse algo era preciso estar na frente de outra pessoa. Só era possível aprender algo de modo presencial. A partir da invenção do livro, a transmissão de conhecimento vai se dar em vários veículos, seja nas tabuletas esparsas (os primeiros tablets), seja com o papiro costurado, até a presença intensa do papel.

O uso do papel com mais persistência vai organizar uma plataforma, um recipiente de conhecimento que serve ainda hoje para que possamos levá-lo a todos os lugares.

Quando refletimos sobre o ensino a distância, não fiquemos restritos apenas às plataformas digitais atuais ou à comunicação via internet, como fazemos agora, no século XXI o livro, esse nosso companheiro, às vezes nosso nos acompanha em todo esse tempo histórico e contribui de forma decisiva também no ensino e na aprendizagem.”

Mário Sérgio Cortella

Agradecemos a todos os alunos pela linda apresentação e aos pais pela presença e confiança em nosso trabalho. Agradecemos, também, as professoras Ana Luiza, Camila e Geovanna que prepararam todo o espetáculo com muito profissionalismo e carinho e aos professores Tulius e Aksan e a aluna Vitória de Paula que tanto enriqueceram a nossa festa.

Anexos