Se procurarmos nos livros de história, encontraremos grandes nomes e seus feitos notáveis: filósofos, estadistas, descobridores, revolucionários, mas quem escreve a história? Quem escolhe aqueles que serão exaltados? Foram a partir de tais indagações que os alunos do 3º ano do Ensino Médio, junto com o professor de história, optaram por trazer para o momento cívico a importância e valorização dos negros, afinal, por muito tempo eles foram silenciados, mas em contrapelo os alunos apresentaram, a partir de uma pequena apresentação, reverências aos indígenas e africanos anônimos que lutaram com suas vidas pela conquista da liberdade e construíram esse imenso país com sangue suor e lágrimas, contribuindo assim para a existência de nossa história.

No momento cívico aproveitamos para parabenizar os alunos destaques da 2ª etapa, desejamos que a determinação e persistência nos estudos continuem na 3ª etapa.