A Rede Salesiana de Escolas é um convênio celebrado entre os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil. Tem por objetivo integrar as escolas salesianas por meio de práticas didático-pedagógicas desenvolvidas por equipe de educadores de acordo com a visão humanista e cristã do sistema preventivo de educação, criado por Dom Bosco e de modo a atender as diferentes realidades das escolas salesianas no Brasil.

A Rede começou a ser instituída em 2001 e reúne cento e dezoito instituições de Ensino Fundamental e Médio, aproximadamente noventa mil alunos e quatro mil educadores. A estratégia inicial de desenvolvimento dá importância à elaboração de material didático-pedagógico, principalmente livros que reflitam o conteúdo de conhecimento compatível com a ciência contemporânea e os valores educacionais salesianos.

FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS

Consolidada através de uma caminhada centenária, a forma salesiana de educar vê na maturação e promoção dos valores humanos e, em especial no desenvolvimento da dimensão religiosa e cristã, a finalidade de seu projeto educativo de promoção integral, humana e cristã do educando. Seu educando, visto na totalidade de suas dimensões e na unidade de seu dinamismo existencial, centra toda a preocupação do sistema educativo salesiano.

Norteada pelas suas crenças, a Educação Salesiana estabelece, pois, como fundamentos ético-político, garantidores do processo de maturação e promoção dos valores humanos, que o Colégio Cavalieri:

• oferecerá oportunidades de discussão, para que se firmem valores transcendentais e essenciais do educando, livres de sectarismo e preconceitos;

• oferecerá oportunidades e condições para que o seu educando participe na vida em sociedade, com ações que o levem à compreensão, à crítica, à responsabilidade, à solidariedade, ao respeito ao bem comum;

• garantirá em quantidade e qualidade o seu processo educativo de ensino-aprendizagem;

• colaborará para que o educando possam desenvolver a convivência pacífica em sociedade;

• empenhará esforços para que possa tornar-se um laboratório de experiências pedagógicas, com a finalidade de um dinâmico aperfeiçoamento qualitativo;

• desenvolverá mecanismos e instrumentais para que seu processo educativo seja um instrumento essencial na defesa da dignidade humana e da cidadania;

• valorizará seus profissionais de educação, com ofertas de possibilidades de crescimento profissional e realização pessoal, para que possam ser cada vez mais agentes de promoção e de garantia da qualidade de educação.

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS

A Educação Salesiana procurou criar seu Estilo Educativo próprio, como forma de ajudar o educando a transcender o puro fato da recepção de informações, no processo educativo. Este Estilo de Educação tem como elemento de coesão o amor ao educando e à missão educativo-pastoral. Procura estimular e seguir um processo de educação liberador das possibilidades criativas do educando e favorecedor de sua inserção na cultura e na sociedade. Procura desenvolver um plano explícito de educação na fé, oferecido aos educandos em clima de liberdade e segundo uma salutar pedagogia. Esforça-se por oferecer um serviço que oriente e acompanhe os educandos na descoberta e realização de seu projeto de vida. Procura favorecer a vida de grupo e ampliá-la para que possam surgir experiências de comunidades co-responsáveis e comprometidas.

De forma metodológica, para que seu Estilo Educativo possa se desenvolver, a Educação Salesiana elege como seus fundamentos metodológicos:

• Ação Educativa apoiada no Critério Preventivo.

O Critério Preventivo garante as propostas que encaminham o educando para experiências positivas, a fim de que possam ser prevenidas as experiências deformantes. Ele ajuda a desenvolver as atitudes que permitem superar positivamente os riscos. Ele ajuda o educando a viver a plenitude de suas aspirações, dinamismos e impulsos.

• Ação Educativa garantida pelo Ambiente Educativo .

O Ambiente Educativo é marcado pelo espírito de família, pelo clima de alegria, pelo convite à criatividade e expressão espontânea, pela racionalidade e flexibilidade, pelas exigências disciplinares vividas com amabilidade e amor.

• Ação Educativa preocupada com a Relação Educativa Pessoal.

A Relação Educativa Pessoal se baseia na familiaridade e confiança, com a capacidade de acolhida e diálogo sendo explorados.

• Ação Educativa desenvolvida a partir da “Razão, Religião e Amorevolezza”.

Razão: O educando deve sempre perceber os motivos da ação educativa. Todos nos educamos, cada um segundo as suas possibilidades, por meio de participação, co-responsabilidade, espírito crítico e diálogo. “Ninguém educa ninguém”.

Religião: A educação salesiana não pode prescindir do Evangelho.

Amorevolezza: A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que cria um clima de família. A afeição demonstrada é o “tempero” de tudo.

• Ação Educativa Salesiana desenvolvida pela Presença Animadora entre os educandos .

Pela Presença, os educadores participam da vida dos educandos, animam suas iniciativas, oferecem elementos de maturação e previnem experiências negativas.